O que são plásticos e quais são suas propriedades?
Até cerca de 100 anos atrás, a maioria das roupas, bem como muitas ferramentas e eletrodomésticos, eram feitos de materiais vegetais ou animais, como algodão, lã, madeira, pele de animal e penas de pássaros. Mas então os cientistas da química inventaram maneiras de fazer materiais sintéticos com propriedades semelhantes aos materiais naturais e, às vezes, com propriedades úteis que nenhum material natural possui. A maioria desses materiais sintéticos é feita de óleo mineral e muitos deles são chamados de plásticos. Os materiais sintéticos são geralmente mais baratos e mais leves do que os materiais naturais com as mesmas propriedades, e as fábricas podem moldar os materiais sintéticos em formas exclusivas.
Quando você olha para um pedaço de pano bem de perto, você verá que ele é tecido com muitos fios finos, como pedaços muito finos de corda. Se você usar um microscópio para olhar ainda mais de perto, verá que cada fio é feito de diferentes pedaços longos e finos que se engancham ou se entrelaçam. Esses pedaços longos e muito finos são chamados de fibras . Na foto em close abaixo você pode ver as fibras das plantas com as quais um determinado tecido é feito.
As réguas já foram feitas de madeira, mas agora são feitas de plástico. Os baldes foram feitos primeiro de madeira, depois de aço galvanizado, mas agora também são feitos de plástico. O leite vinha em pesadas garrafas de vidro ou latas de aço, mas agora vem em garrafas de plástico. As cordas foram torcidas de fibras da planta de sisal, mas a maioria das cordas agora é feita de fibras plásticas. Os carros eram feitos principalmente de aço, madeira e couro, mas agora muitas peças são feitas de plástico.
Ao seu redor, existem objetos feitos de diferentes tipos de plástico. Olhe para a sola de seu sapato, sua caneta e régua. No inverno, você pode usar uma jaqueta felpuda que parece lã. Essa substância lanosa é, na verdade, feita de fibras plásticas. Muitas roupas e a maioria dos tapetes são feitos de fibras plásticas.
Existem também desvantagens nos materiais sintéticos. A maioria dos plásticos não é biodegradável como os materiais naturais. Isso significa que os resíduos de plástico duram muito tempo.
Os plásticos são exemplos de polímeros. Um polímero é um material feito de moléculas que possuem átomos de carbono, átomos de hidrogênio e outros átomos unidos em longas cadeias. Algodão, lã, couro, cabelo, amido, madeira e borracha são exemplos de polímeros naturais. As cadeias de moléculas se unem de maneiras diferentes, de modo que existem muitos tipos diferentes de polímeros com propriedades diferentes.
Os plásticos são polímeros artificiais (sintéticos). Na maioria das vezes, são feitos de óleo mineral, porque as moléculas desse óleo são cadeias de átomos de carbono, mas cadeias mais curtas do que nos plásticos.
A palabra plástico foi originalmente usada para descrever uma propriedade que materiais como a borracha possuem, ou seja, que podem receber uma nova forma. A maioria dos polímeros sintéticos tem essa propriedade, e portanto, recebem o nome de “plásticos”.
As moléculas são feitas de átomos que se unem. Você sabe das Ciências Naturais que as moléculas são muito pequenas para serem vistas, mesmo com um microscópio.
Diferentes propriedades dos plásticos.
Dependendo do tipo de plástico e da forma em que é feito, ele pode ter algumas das seguintes propriedades:
- Transparente – significa que você pode ver claramente através do plástico.
- Translúcido – significa que a luz pode brilhar através do plástico, embora você não possa ver através dele.
- Resistente – significa que o plástico não irá quebrar ou estilhaçar se você bater nele ou deixá-lo cair.
- Elástico – significa que você pode esticar o plástico até o fim e ainda assim ele voltará à sua forma original.
- Flexível – significa que o plástico pode dobrar sem quebrar.
- Rígido – significa que o plástico irá resistir a flexões e esticamentos, mas se você aplicar uma força grande o suficiente para dobrá-lo ou esticá-lo, ele se quebrará ou mesmo quebrará.
- Resistente ao calor – significa que o plástico não derrete facilmente.
- Resistente ao fogo – significa que o plástico não queima facilmente.
- À prova d’água – significa que a água não passará pelo plástico.
- Espumoso – significa que o plástico foi processado para preenchê-lo com pequenas bolhas de ar.
- Isolado eletricamente – significa que o plástico não permite que a eletricidade passe por ele.
- Isolado térmicamente – significa que o plástico não permite que o calor seja conduzido facilmente através dele.
Em muitos desses casos, você não pode simplesmente dizer que o plástico tem uma propriedade específica ou não tem uma propriedade específica. Por exemplo, você não pode simplesmente dizer que um tipo de plástico é flexível. Você precisa dizer o quão flexível é, por exemplo, muito flexível ou apenas ligeiramente flexível.
Tipos de plástico, reciclagem e códigos de identificação
Plásticos termoplásticos e termofixos.
Alguns plásticos são macios ou semelhantes a líquidos, até que você os aqueça de uma forma específica ou misture outro produto químico com eles. Em seguida, eles “fixam” ou tornam-se duros e rígidos. Depois que eles se firmam, você não pode torná-los macios novamente aquecendo-os. Portanto, você não pode transformá-los em novos produtos. Eles vão queimar, mas não amolecerão novamente. Um plástico como este é denominado plástico termoendurecível.
Exemplos são cola de resina epóxi, sola de sapato, pneus de carro, plugues elétricos, cabos de panela, placas de circuito eletrônico e bancadas de cozinha. Os plásticos termofixos não podem ser reciclados simplesmente reaquecendo-os. Eles podem, no entanto, ser transformados novamente em óleo por meio de um processo químico de alta temperatura denominado “pirólise“.
Aviso de segurança: Use luvas de proteção resistentes ao calor, óculos de proteção e roupas resistentes ao fogo se você tentar derreter o plástico, uma vez que o plástico derretido pode respingar e causar queimaduras graves.
Nunca tente derreter o plástico usando uma chama, pois o plástico pode começar a queimar e liberar gases tóxicos.
Outros plásticos derretem quando são aquecidos e podem ser transformados em novos produtos. Estes são chamados de plástico termoplástico . As garrafas de refrigerante e de detergente são termoplásticas. Se você derramar água fervente nele, você pode mudar as formas.
Por que temos que reciclar plástico
Resíduos de plástico no meio ambiente são um grande problema. A maioria dos tipos de plástico não se degradam, mas duram centenas de anos.
Os aterros geralmente ficam próximos às cidades, para que os caminhões de lixo não tenham que viajar muito para despejar o lixo. Mas isso significa que as pessoas nunca podem construir casas naquele terreno ou fazer plantações nele.
Quaisquer materiais que vão para um aterro nunca serão usados novamente. Em vez disso, as pessoas precisarão extrair mais matérias-primas como petróleo, carvão, aço, madeira ou vidro da terra. Então, eles queimarão mais carvão para gerar eletricidade e processar as matérias-primas.
No entanto, nem todos os plásticos vão para aterros sanitários. Muito plástico permanece onde alguém o jogou ou é jogado nos rios e depois vai para o oceano.
Em algumas partes do oceano, o vento faz com que a água gire e gire em um só lugar. Essas áreas são muito maiores do que o Brasil. Elas são chamados de “giros oceânicos”. Aqui, milhões de garrafas plásticas flutuantes, sacolas e pequenos flocos de plástico do tamanho deste bloco ☐ se juntam.
As tartarugas confundem os sacos plásticos com águas-vivas e os engolem, o que as mata. Peixes grandes e pequenos engolem os pequenos flocos de plástico. As aves marinhas comem esses peixes e o plástico contido nos peixes mata as aves marinhas.
Portanto, o plástico sendo despejado no meio ambiente é um grande problema. Mas muitos tipos de plástico podem ser reciclados.
Diferentes tipos de plástico precisam de diferentes processos para reciclá-lo.
Os resíduos de diferentes tipos de plástico precisam ser separados para que cada tipo de plástico possa ser reciclado separadamente. Os fabricantes concordaram com um conjunto de códigos para mostrar de que tipo de plástico um produto é feito.
Códigos e nomes | Exemplos de produtos | Propriedades | Produtos reciclados |
poliéster | garrafas de bebida | Claro; resistente; boa barreira para líquidos e gases; resistente ao calor | fibras para fazer tecidos para roupas, bolsas e tapetes; recipientes para comida e bebida |
polietileno de alta densidade | garrafas de leite, suco, água e produtos de lavanderia | um pouco rígido; resistente; resistente a produtos químicos; boa barreira para líquidos e gases | garrafas; tubos; baldes; caixotes; vasos de flores; caixas; pranchas de plástico; ladrilhos de chão |
cloreto de polivinila | tubos; revestimento (polias) de fios elétrico | resistente a produtos químicos; eletricamente isolante; resistente; pode ser rígido ou flexível | calhas; ladrilhos e tapetes; caixas elétricas; mangueiras de jardim |
polietileno de baixa densidade | filmes plásticos finos, por exemplo, para cobrir alimentos ou livros; tampas e garrafas flexíveis | flexível; resistente; bom para selar; barreira à umidade | sacos de lixo; ladrilhos de chão; caixotes do lixo |
polipropileno | grandes peças moldadas, por exemplo: peças de automóveis | resistente a produtos químicos; resistente; resistente ao calor; barreira à umidade | estojos para baterias de automóveis; vassouras e escovas; caixas; bandeja |
poliestireno | embalagem protetora; copos descartáveis; garrafas; bandejas; isolamento térmico (especialmente em telhados) | pode ser rígido ou espumado; baixo ponto de fusão; na forma de espuma é um excelente isolante de calor | placas para interruptores de luz; governantes; isolamento térmico; embalagem de espuma |
outro tipo de plástico, ou mais de um tipo de plástico usado no mesmo produto | folhas de acrílico ou perspex (podem ser usadas como substituto para janelas de vidro); “ABS” para fazer para-choques de carro | depende do tipo de plástico; “ABS” tem propriedades de absorção de choque muito boas | pranchas de plástico |