Processo de Produção ZENAS·PolySand
1
O PLÁSTICO DESCARTADO
É COLETADO
E TRANSFERIDO PARA PROCESSAMENTO
2
O PLÁSTICO É TRITURADO
E MISTURADO COM A CARGA MINERAL
E ADITIVOS
3
A MISTURA É SUPERAQUECIDA
E FUNDIDA / PRENSADA
EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Tecnologia e Matérias-primas utilizadas
A indústria da construção, assim como o mercado de materiais de construção, é uma esfera de desenvolvimento dinâmica e promissora da economia mundial com um alto grau de concorrência.
Nas condições modernas, novos tipos de materiais surgem no mercado, possuindo propriedades e qualidades de consumo únicas, que os diferenciam dos tipos clássicos de bens substitutos.
Os produtos fabricados de compósitos de polímero e areia, combinam as melhores propriedades de ambos materiais de construção: o concreto e o plástico (alta resistência e confiabilidade, durabilidade, peso leve, aparência atraente e facilidade de instalação e manutenção).
Processo de Sinterização adotado.
A sinterização é o processo de compactar e formar uma massa sólida de material por calor ou pressão, sem derretê-lo até o ponto de liquefação.
Para a fabricação dos materiais de construção, o plástico é separado em material duro e macio, cortado em pequenos pedaços, combinado e dissolvido. Essa mistura de plástico é misturada com uma carga mineral (areia, etc…) e um pigmento e dissolvida novamente. A mistura resultante é então moldada em formas e resfriada.
Esses materiais de construção de plástico reciclado irão durar mais do que telhados metálicos sem qualquer revestimento de amianto envolvido. A adição da areia à mistura confere a esses materiais uma durabilidade considerável tornando-os ambientalmente seguros sem emissão de substâncias nocivas.
A composição do compósito de Polímero & Areia
PoliSand (polímero + areia) é um material criado artificialmente que não ocorre na natureza e combina qualidades não características de outros materiais.
O material é obtido a partir de uma mistura uniforme dos componentes principais (carga mineral + polímero), sujeita a um determinado regime de temperatura, em que o polímero reveste cada partícula da carga. Com a subsequente moldagem e solidificação do polímero, a massa de areia forma uma estrutura monolítica homogênea com alta resistência.
Na preparação da mistura composta, são utilizados os seguintes constituintes:
AREIA
O principal filler (carga mineral) do compósito (mistura composta) é a areia, entretanto a tecnologia permite o uso de outros – fillers semelhantes a areia de origem mineral e de outra origem (areias de rio, do mar, do deserto, de entulho, artificial (pó de pedra), resíduos de mineração e pedreiras, resíduos de areia de fundição, etc.). Ao usar areia, uma fração de até 3 mm é aplicada, de preferência sem inclusões de argila e com um teor de umidade de 0,1% a 10,3%.
A tecnologia ZENAS·PoliSand permite obter bons desempenhos usando areia com elevada umidade, devendo considerar que na utilização de areia com baixa umidade melhora-se a produtividade.
POLÍMEROS
Como componente polimérico da mistura, tanto os polímeros primários quanto os secundários podem ser usados. Considerando a tecnologia de sanduíche de polímero, a utilização de polímeros secundários é a solução mais atrativa e econômica devido ao baixo custo dos materiais reciclados.
Polímeros de vários grupos (HDPE, PVD, etc.) podem ser usados para a produção. A tecnologia permite o uso de polímeros de diferentes grupos, enquanto uma condição importante é a seleção de polímeros com o mesmo ponto de fusão.
PIGMENTO
Como pigmentos que conferem cor ao produto acabado, podem ser utilizados corantes minerais e orgânicos de uma ampla gama de cores de diferentes fabricantes. Na escolha dos corantes orgânicos, deve-se levar em consideração sua resistência aos raios ultravioleta, bem como a influência das altas temperaturas durante o preparo de uma mistura de areia polimérica.
Requisitos para o Local de Produção
Para organização da linha de produção para fabricação de produtos de areia de polímero, normalmente é suficiente levar em consideração os seguintes requisitos:
- PESSOAL: apenas 2 operários na linha de produção por turno;
- CARGA MINERAL: areia ou material disonível nas proximidades;
- PLÁSTICO: polímeros secundários/usados, obtidos nos centros de reciclagem da região, polímeros primários nos fornecedores especializados;
- CORANTES: pigmentos adquiridos de empresas especializadas;
- ENERGIA ELÉTRICA: uma área de produção requer alimentação de energia trifásica;
- ÁGUA: usada no arrefecimento do molde, pode ser árgua corrente do sistema de abastecimento ou recicirculação com intalação em tanque;
- IMÓVEL: na maioria dos casos, a área de produção requer espaço não superior a 150 m2.
Exemplo de layout e localização dos equipamentos para uma planta inicial:
LEGENDA :
- Local de britagem, preparo e mistura das matérias-primas;
- Local de preparo das matérias-primas (polímero + areia) para prensagem;
- Local de prensagem da mistura polímero+areia em produto;
- Local de resfriamento e preposicionamento dos produtos acabados.