Sistema de Aquecimento e Fusão (SAF)
O Sistema de aquecimento e fusão (SAF) é o equipamento principal na linha de produção da tecnologia ZENAS·Poli+Sand. A unidade é semelhante a uma extrusora por seu princípio de funcionamento. O equipamento é projetado para preparar uma massa homogênea de Poli+Sand aquecendo o composto, derretendo o ligante polimérico, misturando e unindo os componentes.
Quando o composto pré-misturado é alimentado em um SAF pré-aquecido, ele começa a ser empurrado em direção ao flange de saída pelo rotor helicoidal, passando por várias zonas de aquecimento. As zonas são independentes. Seu funcionamento é baseado em elementos tubulares de aquecimento que proporcionam um aquecimento eficiente e uniforme da massa Poli+Sand em todo o seu volume. O aquecimento é realizado sem HFC, previnindo o pessoal de operação contra qualquer efeito prejudicial (em comparação com o aquecimento por indução).
Os reguladores térmicos controlam automaticamente a entrada e saída de cada zona de aquecimento de acordo com o modo de temperatura especificado para a preparação do composto Poli+Sand, o que permite evitar a queima do polímero, bem como sua fusão incompleta. Esta solução garante o ajuste da temperatura de processamento ideal para um tipo específico de plástico e também permite a fácil mudança de um grupo de polímeros para outro. (Embora praticamente todos os tipos de polímeros possam ser usados para a produção, é altamente recomendável que os polímeros com a mesma temperatura de fusão sejam empregados. Caso contrário, o polímero de baixa temperatura de fusão pode queimar ou a temperatura de fusão mais alta pode derreter incompletamente e servir como agente de enchimento no composto).
- Os parafusos HMS são executados em um design aprimorado para desenvolver uma força extrusiva total destinada a facilitar a alimentação do composto polímero-areia pronto. As lâminas dos parafusos passam por um revenido adicional que contribui para aumentar a resistência ao desgaste quando o material abrasivo grosso é processado (composto de polímero-areia).
- As configurações de temperatura variam de +50º a +450ºC. O erro de configuração da temperatura é de 0,10ºC.
- A capacidade de produção de um único HMS é suficiente para a moldagem simultânea do composto em 2 prensas.
- Baixo consumo de energia devido ao bem-elaborado sistema de isolamento térmico dos elementos de aquecimento, garantindo baixo coeficiente de perda de calor.
Uma vantagem indiscutível das unidades de aquecimento e fusão ZENAS·Poli+Sand é sua capacidade de processar uma ampla gama de polímeros na forma de resíduos altamente contaminados e carregados de umidade com alto resultado.